Uma salada típica com os melhores ingredientes mediterrâneos.
Ingredientes
3 tomates maduros
1 pepino comum
1 cebola roxa pequena
100 g de queijo feta (de cabra) em peça
1/3 de xícara (chá) de azeitonas pretas gregas
azeite a gosto
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Modo de preparo
Lave, seque e corte o tomate em 8 gomos: corte e descarte a tampa; apoie a parte cortada na tábua e corte o tomate em cruz, depois, em X, para formar 8 partes. Coloque numa peneira, misture com 1 colher (chá) de sal e deixe drenar sobre uma tigela por pelo menos 30 minutos – o sal desidrata e deixa o tomate mais carnudo.
Enquanto isso, prepare os outros ingredientes: descasque e corte a cebola em cubos médios. Transfira para uma tigela, cubra com água e gelo e deixe de molho até a hora de montar a salada – a água gelada diminui o ardido da cebola.
Lave e seque o pepino. Com a ponta de um garfo, raspe a casca no sentido do comprimento – as ranhuras retém o molho e o pepino fica bem temperado. Corte o pepino ao meio e as metades em meias-luas de 1 cm.
Corte o queijo feta em cubos de cerca de 2 cm. Corte as azeitonas em fatias e descarte o caroço. Transfira o tomate drenado para uma tigela. Escorra a água das cebolas e junte aos tomates. Misture o pepino fatiado, as azeitonas e por último os cubos de queijo. Tempere com bastante azeite e pimenta-do-reino moída na hora a gosto – lembre-se que o tomate já foi polvilhado com sal e o queijo feta também é salgado. Sirva a seguir.
Harmonização: Harmonize com um vinho branco aromático, mas com corpo suficiente para harmonizar com o azeite de oliva e as azeitonas, como o Luiz Argenta Jovem Gewürztraminer
Comments